4 Etapas Para Reposicionar Uma Marca

4 Etapas Para Reposicionar uma Marca

Mudar uma marca é um processo bastante delicado. Até uma pequena alteração no logo pode causar grandes impactos. Chegou a hora de atualizar sua marca? Confira 4 etapas que vão ajudar nesse projeto.

Entenda como a marca está posicionada

Antes de mudar o nome, logo, cores ou outros elementos, entenda como a marca está posicionada. O que está errado nessa marca?

Não adianta começar com uma proposta do tipo “nosso logo está velho e precisa ficar mais moderninho”. Será que só o logo está velho, ou a empresa inteira precisa de uma renovação? Por que deixar o logo mais moderno? Talvez o que deu certo nos últimos anos foi justamente o apelo clássico da marca.

Esse é o momento de encarar os fatos e aceitar críticas. Estude a história da empresa e faça uma boa análise do que deu certo e errado nos últimos anos. Dê uma boa olhada no mercado e nos competidores. Essa etapa é fundamental para a criação da nova estratégia.

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Decida qual caminho a marca vai seguir

Agora que você tem uma visão global dos fatos, estude algumas opções de mudança. Crie cenários para cada caminho que você pode explorar. Seguindo o mesmo exemplo, uma opção seria deixar a marca mais moderna e explorar novos mercados. Outra idéia seria criar uma identidade clássica e cheia de história, apelando para os anos de experiência da empresa.

Essa decisão parece ser super simples, mas vai afetar absolutamente toda a empresa. Não adianta dizer que sua marca é moderna se a empresa é velha e burocrática. Mudar a identidade significa assumir essa nova personalidade e cumprir as promessas.

É um erro achar que a identidade da marca está separada da ideologia da empresa. Decida qual caminho a marca vai seguir e monte um plano de ação para executar as mudanças.

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Se comprometa com as mudanças e transmita a nova identidade

Já estudamos a empresa, montamos alguns cenários e escolhemos uma nova direção. Para concluir o processo você precisa se comprometer com a nova identidade da marca. Comece internamente: mude tudo que for necessário na estrutura da empresa, na forma como as pessoas trabalham, no atendimento e nos valores. Não adianta forçar os outros – mostre a cara nova da empresa e o resto virá naturalmente.

Execute campanhas de marketing para transmitir essa nova identidade para o mercado (clientes, fornecedores, seguidores da marca, etc). Nessa etapa a comunicação e o comprometimento são simplesmente essenciais: transmita as mudanças e cumpra com o que foi dito. Mostre para o mercado que a marca evoluiu e entrou em uma nova fase.

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Escute o mercado e adapte-se

Críticas sempre existirão e depois de lançar a nova identidade é bom ficar de olho na reação do mercado. Nem sempre uma nova identidade é bem vista e às vezes é necessário tomar uma decisão rápida para evitar associações negativas com a marca.

Atualizar uma marca é mais complicado do que lançar uma marca nova porque as pessoas já têm uma referência do que ela representa. Ao lançar uma nova identidade acompanhe a reação do mercado e controle suas estratégias.

Mário Troise

Mário Troise se especializou em branding e design na California. Visite http://imagimario.com/