O Que E O Manual Da Marca

O que é o Manual da Marca?

Quando criamos ou atualizamos uma marca, o logo é apenas uma pequena parte do trabalho. Se você leu meus artigos anteriores, vai lembrar que a marca é composta por vários elementos únicos. O Manual da Marca é o que define uma identidade homogênea para a marca.

Um guia estratégico

O Manual da Marca é uma coleção de elementos e uma descrição detalhada da marca. Ele influencia todas as campanhas de marketing, comunicação e os produtos. Por definir todos os aspectos da marca, esse documento funciona como um guia estratégico.

Manual da Marca

O que está incluso no Manual da Marca?

Cada Manual da Marca é único pois define uma marca específica. No entanto, existem alguns elementos em comum, como:

  • Nome
  • Logo, variações do logo, ícones
  • Tipografia
  • Paleta de cores
  • Elementos gráficos
  • Regras de comunicação
  • Regras de posicionamento
  • Descrição da marca, missão ou manifesto

Manual da Marca

Descrição da marca

O Manual da Marca pode ter apenas elementos gráficos ou incluir também informações sobre comunicação, missão e valores da empresa. Por que essas coisas importam?

Esses elementos descrevem como a marca se relaciona com os consumidores. Se a marca é jovem e dinâmica, você vai preferir uma comunicação mais divertida, algo do tipo “Obrigado pela compra! Nossa equipe está preparando seu pacote com brindes incríveis. Logo logo você vai receber os produtos em casa.”

Uma marca mais tradicional precisa de regras de comunicação mais sérias. As mensagens seriam bem diferentes: “Obrigado por comprar conosco. Seu pedido está sendo processado e será enviado para a Central de Empacotamento assim que o pagamento for confirmado.”

O manifesto ou missão da empresa são mensagens curtas que explicam porque a marca existe e como ela se diferencia. Isso é bastante importante para definição de estratégias de marketing.

A lista de itens proibidos

Um detalhe interessante para incluir em um Manual da Marca é uma lista com itens proibidos e permitidos. O Manual da Marca antigo do Skype tinha uma página com “Palavras que gostamos” e “Palavras que não gostamos”. O Manual da Marca da Apple tem várias páginas com coisas que você não pode fazer com o logo da Apple.

Esses exemplos são bem úteis quando você vai distribuir o seu Manual da Marca para outros designers e clientes. A lista vai ajudá-los a posicionar sua marca corretamente (e evitar erros vergonhosos).

Precisa de ajuda?

Esse artigo foi criado para explicar o que é um Manual da Marca. Se você precisa de ajuda para criar ou atualizar uma marca, entre em contato conosco.

Manual da Marca

Manual da Marca

Mário Troise

Mário Troise se especializou em branding e design na California. Visite http://imagimario.com/